O menino e o falcão
Era uma vez um menino. Quando o menino tinha 6 anos, ganhou do pai um falcão para treinar. Falcões são aves de rapina, para matar pássaros, o pai lhe dissera, os Caçadores do céu. O falcão não gostava do menino, e o menino não gostava dele. Tinha um bico afiado que o deixava nervoso, e aqueles olhos brilhantes que sempre pareciam observá-lo. Sempre avançava nele com o bico e as garras quando ele se aproximava: durante várias semanas, o menino ficou com os pulsos e as mãos sangrando. Ele não sabia, mas o pai havia selecionado um falcãp que habitara o mundo selvagem por mais de um... mais »
Loris
* * * * *Nome Popular: Loris Bailarino* *Científico: Lorius Lory* * * *Nome Popular: Loris Borneo* *Científico: Eos Bornea*
Turaco Violeta
Nome Popular: Turaco Violeta Científico: Musophaga violacea Ordem: Cuculiformes Família: Musophagidae Nome popular: Turaco violeta Nome inglês: Violet turaco Nome científico: Musophaga violacea Distribuição geográfica: África Habitat Florestas densas, savanas e próximo a regiões urbanas Hábitos alimentares: Frugívoro Reprodução: Postura de dois ovos, incubação de 26 dias Período de vida: Aproximadamente 10 anos O nome Turaco violeta (Musophaga violacea), foi dado devido à coloração de sua plumagem azul olivácea, com exceção das extremidades das penas das asas e da cabeça possuir c... mais »
African Crowned Eagle:
Encontrados nas florestas tropicais da África tropical, medem cerca de 90 cms de comprimento e tem uma envergadura de 2 metros. No entanto, sabe-se que pode caçar animais de até 35 kgs! Esta águia poderosa e agressiva é conhecida pelos africanos como "o leopardo do ar". É a sua principal arma são suas garras mortais, que são fortes o suficiente para esmagar o crânio de um macaco (sua presa favorita), matando-a instantaneamente e, por vezes, fazendo os olhos saltarem das órbitas! Nem mesmo um macaco maior como o mandril, esta seguro do ataque da Águia Coroada, embora normalmente s... mais »
Você sabe por que os pinguins não voam?
Percorrer longas distâncias no gelo ou fugir de predadores seriam tarefas mais simples para os pinguins se eles pudessem voar, mas o resutado de milhões de anos de evolução mostra que, de alguma maneira, é melhor para eles nadar ou andar mesmo. Por quê? De acordo com uma das teorias mais aceitas sobre o tema, os ancestrais dos pinguins eram capazes de voar, mas havia mais alimentos debaixo d’água, e os melhores nadadores se sobressaíram na escala evolutiva – tornando o voo uma habilidade menos vantajosa. Um estudo recente dá força a essa teoria. Existe um pássaro conhecido c... mais »
Takahe
A presença humana em ilhas do Oceano Pacífico pode ter levado à extinção de cerca de mil espécies de aves não voadoras, aponta um estudo publicado nesta segunda-feira (25) pela revista "PNAS", da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos. saiba mais Embrapa estuda clonar animal brasileiro ameaçado de extinção Pesquisadores esperam 'reviver' rã extinta há 30 anos com clonagem A pesquisa analisou fósseis e dados de 41 ilhas no Pacífico para chegar ao resultado. Dois terços das populações de aves das ilhas do Havaí, Fiji e Samoa, entre outros arquipélagos, foram extintas no perí... mais »
Eider Somateria mollissima
Identificação Este pato de grande dimensão caracteriza-se pelo seu seu pescoço curto e pelo bico cuneiforme. O macho, com a plumagem preta e branca, é fácil de identificar, a fêmea é acastanhada com listas escuras no dorso e nos flancos. http://www.avesdeportugal.info/sommol.html
Cisne -Mudo
*As observações desta espécie encontram-se sujeitas a homologação pelo Comité Português de Raridades.* * **Identificação* *Muito grande, totalmente branco, com um longo pescoço geralmente em forma de S. O bico é alaranjado, * *com uma protuberância preta.* *Apenas se pode confundir com o cisne-bravo e com o cisne-pequeno, ambos muito raros em Portugal.* Até final de 2010 foram homologadas 18 observações deste cisne: 2000, 23-Mar, estuário do Tejo, CC Moore (Anuário 1) 2000, 18-Nov, Barrinha de Mira, F Almeida, J Manuel (Anuário 1) 2002, 27-Mar, 3-Nov e 28-Dez, estuário do Tejo,... mais »
Gralha-calva
*Identificação* Tamanho semelhante a uma gralha-preta, distinguindo-se desta espécie pelo bico esbranquiçado e pela ausência de penas na base deste. As vocalizações também são um pouco diferentes. As observações desta espécie encontram-se sujeitas a homologação pelo Comité Português de Raridades desde 1995. Desde essa data não foi homologada qualquer observação. Conhece-se, contudo, uma observação
andorinhas-do-mar-inca,
* ** ** ** * * ** ** **Os visitantes do Oceanário de Lisboa podem observar dois novos moradores do habitat do Antárctico: duas andorinhas-do-mar-inca, reproduzidas em cativeiro. É a primeira vez que o Oceanário tem sucesso na reprodução destas aves raras, com estatuto de conservação "quase ameaçado". O desenvolvimento dos pintos foi acompanhado desde o nascimento, em Julho, pela equipa de biologia, que não precisou de intervir. As andorinha-do-mar-inca, aves migradoras endémicas das costas influenciadas pela corrente do Peru, chegaram ao Oceanário em 1999, vindos do zoo de Oregon, n... mais »
jaó-do-sul
*Pesquisadores que identificam aves remanescentes da Mata Atlântica fizeram recentemente um dos mais consistentes registros já realizados no País do pássaro jaó-do-sul, numa reserva particular próxima a Linhares, no Espírito Santo. A espécie, ameaçada de extinção, foi flagrada na mata fechada pelo projeto Distribuição de Aves no Corredor Central da Mata Atlântica.* * * *No vídeo que está disponível na internet é possível observar o ruído emitido pela ave para atrair fêmeas e constituir um novo ninho. Responsável pelas imagens, o fotógrafo Gustavo Magnago diz que foi preciso abri... mais »
Aves em extinção
*Definindo extinção:* Sei que deve saber, mas a infeliz da extinção é quando não sobra nenhum da espécie pra contar a história. Não importa se é planta, pássaro, crustáceo ou até uma pedra preciosa, se foi o último indivíduo da espécie a morrer, quebrar, virar cinzas, pronto… Mais um extinto do Universo. Nós seres humanos também seremos extintos um se dia se continuarmos a tratar do nosso planeta da forma ridícula como tratamos hoje. Falando dos animais, principalmente aqui no Brasil, que é o tema desseartigo, são 17 ao todo o número dos que estão correndo perigo de sumirem do mapa... mais »
Espécies em extinção
No Brasil algumas estimativas indicam que mais de 300 espécies estão ameaçadas de extinção. O homem colabora com a extinção dos animais através da caça indiscriminada, da alteração do meio ambiente por desmatamentos e principalmente pelo tráfico de animais silvestres, que é responsável pelo desaparecimento de milhões de espécies da fauna brasileira. A destruição do meio ambiente pelo homem é a causa mais provável da extinção da espécie. A poluição, a destruição da camada de ozônio e das florestas, entre outras atrocidades ambientais, estão esquentando a Terra. E isso p... mais »
Peitica
A peitica-de-chapéu-preto (Griseotyrannus aurantioatrocristatus) é uma espécie de ave da família Tyrannidae. A espécie estava anteriormente classificada no género Empidonomus com a peitica, mas é agora considerada como espécie monotípica no género Griseotyrannus. Pode ser encontrada nos seguintes países: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Os seus habitats naturais são: florestas secas tropicais ou subtropicais e florestas subtropicais ou tropicais húmidas de baixa altitude Imagens web
Waldrapp
Uma das espécies mais ameaçadas terra rara é sem dúvida o Waldrapp, também conhecido como o ibis norte careca, uma ave de migração habitando lugares áridos e rochosos. Diz-se que há apenas cerca de 500 em Marrocos e 10 na Síria, como nos anos passados, mas se espalhou por todo o Oriente Médio, África do Norte e até mesmo a Europa , aparentemente envenenamento excesso de caça perda de habitat e alimento pesticidas reduziu suas colônias até o fim .. Ao contrário de ibis, essas criaturas têm um preto brilhante com o bronze iridescente, verde e violeta. Seu rosto não tem ... mais »
Poemas avelinas
ARARA-CANINDÉ Saborear os ares, E voar aos pares, Além do até. Nas palmeiras, os lares, E reproduzir aos milhares, Além da fé. A arara é linda, Arara-canindé! Lalau e Laurabeatriz Ararinha Azul Em tuas asas quero voar, seguir caminhos bonitos, ver o sol de perto, ficar de braços abertos, ir de norte a sul. Leva-me em suas lindas penas, e no ar... só nós dois apenas, minha doce Ararinha Azul. Mário Pires. http://lplimoli.blogspot.com.br/
FLAMINGOS
Conheça melhor o flamingo, uma ave resistente à água corrosiva Texto: Ludmilla Balduino • Fotos: Shutterstock Quer garantir a animação de sua festa? Convide uma turma de flamingos. Eles adoram dançar e fazer gritaria, pois se comunicam por movimentos e sons. Na época do namoro, machos e fêmeas fazem uma dança engraçada, andando juntos, movendo a cabeça de lado e gritando. Quando o bico de um macho encontra o de uma fêmea, os dois começam a namorar e passam a vida juntos. O casal faz um ninho com lama, galhos e folhas e se reveza para chocar o ovo. Cuidando do filhote Ap... mais »
Pomba da Antartida
Sozinha sobre o gelo O continente antártico é completamente desolado: nada de vegetação, praticamente nenhum inseto ou outros animais terrestres. As aves que aí vivem, como os pingüins, têm o mar como fonte de alimento. A pomba da antártida (ou bico em bainha, como também é chamada) é uma ave terrestre, sem pés palmados, que encontra seu alimento na praia: algas, peixes mortos, carniça e mariscos que arranca das pedras. Na época de reprodução dos pinguins, essa pomba lhes rouba os ovos, restos de comida e até excrementos. É uma ave toda branca, pouco maior que um pombo. Seu b... mais »
Pardal-Alpino : Montifringilla nivalis
Habitat: Encostas rochosas nas montanhas. Residente nos Pirenéus, Alpes, montanhas da Itália e da Ex-Jugoslávia, em grande parte a grandes altitudes durante todo o ano. Características: Tipo tentilhão/ Tipo pardal, cauda média e chanfrada e de bico curto e atarracado. Só pode confundir-se com a ferreirinha-alpina e com a escrevedeira das neves Cor: coroa cinzenta; dorso malhado de castanho e preto, mancha branca notória nas asas com primárias pretas; garganta preta; peito e abdómen cinzento-claros; cauda castanha e branca; patas de comprimento médio. No Inverno, bico amarelo e... mais »
Nome Vulgar: Quebra - ossos Nome Científico: Gypaetus barbatus
Nome Vulgar: Quebra - ossos Nome Científico: Gypaetus barbatus Habitat: Montanha. Raro (100 casais) nos Pirenéus, Sardenha, Grécia e Creta Características: Tipo ave de rapina. Bico enganchado; patas curtas; cauda comprida e cuneiforme em vez de quadrada; as asas são compridas e pontiagudas. Cor: coroa creme com preto do olho ao bigode; dorso preto; peito dourado; garganta dourada; abdómen dourado; bico castanho claro; patas castanho-claras; cauda preta.Dimensões: Comprimento: 110-115 cm Comportamento: É solitário. Voo laborioso, eleva-se em alturas, plana.
Alimenta-se de ... mais »
Alimenta-se de ... mais »





.jpg)












Nenhum comentário:
Postar um comentário