sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Aves do Nosso Tempo 3º Parte


Aves do Nosso Tempo 3º Parte

Rabo de Vinagre

Célia MacedoemAves do meu Tempo! - Há 11 meses
* Rabo de Vinagre Nome Científico: Estrilda caerulescens Categoria: Passeriformes* *Distribuição* Noroeste africano *Dimensões:* Aproximadamente 11 centímetros *Distinção entre os sexos:* Os dois sexos são muito semelhantes entre si. Os machos podem ser reconhecidos, durante a época de gestação, pelo seu canto. *Características sociais:* Os rabos de vinagre são habitantes tolerantes e pacíficos num viveiro misto. Não devem surgir problemas, quer com rabos de vinagre, quer com outras aves. *Alojamento adequado:* Estas aves podem ser criadas num viveiro ao ar livre, bem como ... mais »

Perdiz

Célia MacedoemAves do meu Tempo! - Há um ano
Perdiz: ave de carne muito apreciada, encontrada no Brasil e em vários outros países. Nome comum a diferentes aves de várias partes do mundo. A Perdizbrasileira vive nos cerrados e caatingas das regiões ao sul do rio Amazonas. Tem cor avermelhada com tons amarelos, penas dorsais com listras pretas e garganta esbranquiçada. No entanto, ela não é considerada uma verdadeira Perdiz. Um grupo de aves do hemisfério Norte é considerado pelos cientistas como o de perdizes verdadeiras. A ave típica desse grupo é a chamada Perdiz-húngara. As maiores perdizes-húngaras alcançam cerca de 30 cm... mais »

Belas Imagens

Célia MacedoemAves do meu Tempo! - Há um ano
O jardineiro Paul McGreevy, de 55 anos, estava em Gretna Green, na Escócia, quando capturou imagens inusitadas de um grupo de aves. Enquanto voavam, os passarinhos formaram no céu a figura de um golfinho sendo abocanhado por uma baleia. Fonte web

Pelicano

Célia MacedoemAves do meu Tempo! - Há um ano
*O pelicano* é uma ave da ordem dos pelecaniformes, família Pelecanidae. A sua principal característica é o longo pescoço que contém uma bolsa na qual armazena o alimento. Assim como a maioria das aves aquáticas, possui os dedos unidos por membranas. Os pelicanos são encontrados em todos os continentes, exceto na Antártida. *Eles* podem chegar a medir 3 metros de uma asa a outra e pesar 13 quilogramas, sendo que os machos são normalmente maiores e possuem o bico mais longo do que as fêmeas. Pratica uma dieta restrita aos peixes, apesar de já ter sido documentado um pelicano ... mais »

Aves raras do Havaí.

Célia MacedoemAves do meu Tempo! - Há um ano
*Aves raras do Havaí servem de inspiração para a moda* O guia de pássaros David Kuhn,E o repórter conheceu aves incríveis que praticamente só existem alina ilha. Pássaros raros não são exatamente uma raridade no Havaí. Ao menos 35 espécies que estão na lista de ameaçadas de extinção podem ser vistas por lá com relativa facilidade. As fotos da galeria são lindas e mostram toda a riqueza das penas dessas aves. http://www.destinosedescobertas.com.br/2011/06/aves-raras-do-havai-servem-de-inspiracao-para-a-moda/

Suindara

Célia MacedoemAves do meu Tempo! - Há um ano
*A Suindara,* ou também chamada de Coruja-da-igreja, é uma ave que gosta de viver perto do homem, em cidades e locais com bastante público. Não é pelo fato da companhia que essa coruja fica entre nós, mas sim pelo fato das nossas construções abrigarem alguns dos seus principais alimentos, como o rato. Essa coruja possui características muito especias, como a de poder ver pequenas frequências de luz no escuro, fazendo-a uma caçadora noturna tão bem como diurna. Uma outra característa interessante, é que a Suindara não consegue mover os olhos, só tem a capacidade de movimentar seu pes... mais »

Corujas

Célia MacedoemAves do meu Tempo! - Há um ano
Bizarro como quase todos os filhotes de aves

Sensores nos bicos dos pássaros

Célia MacedoemAves do meu Tempo! - Há um ano
"Um estudo mostrou que sensores nos bicos dos pássaros podem ser os responsáveis por sua capacidade de voar grandes distâncias sem se perder. Cientistas alemães disseram ter encontrado minúsculos cristais de óxido de ferro na pele que reveste a parte superior do bico de pombos-correios, organizados num padrão tridimensional que pode ajudar os pássaros a ler o campo magnético da Terra. O estudo sugere que os pássaros sentem o campo magnético independentemente de seu movimento e de sua postura, e assim conseguem identificar sua posição geográfica. Há muito tempo que os cientistas ... mais »

Cientista explica cor turquesa de ovos de ave tropical

Célia MacedoemAves do meu Tempo! - Há um ano
Cientista explica cor turquesa de ovos de ave tropical. Aves são normalmente muito cuidadosas no que tange a sua prole. Elas fazem ninhos no alto de árvores, onde poucos predadores podem alcançar. Algumas espécies também fazem ninhos duros, difíceis de quebrar. E as espécies que montam ninhos no solo camuflam os ovos, que acabam se confundindo com seus arredores. Mas o inhambu-de-cabeça-vermelha (Tinamus major) é uma exceção à regra: são as únicas aves rasteiras que produzem ovos coloridos (turquesa). o tipo de comportamento que deveria levar uma espécie rapidamente à extinção. ... mais »

Águia de Bonelli

Célia MacedoemAves do meu Tempo! - Há um ano
A águia de bonelli ou Águia perdigueira (Hieraaetus fasciatus ou Aquila fasciata) é uma ave pertencente à família Accipitridae. Esta ave de rapina, devido a ser uma espécie em perigo de extinção, foi classificada em Portugal com o estatuto de conservação "raro" (Livro vermelho dos vertebrados de Portugal continental) e na União Europeia com o estatuto de conservação prioritário. Tem um comprimento de cerca de 60 cm e envergadura de asas de 165 cm. Habita normalmente regiões montanhosas, onde pode ser avistada a pairar, geralmente aos pares. A sua silhueta em voo é facilmente confu... mais »

águia de bonelli

Mary Cely = Célia MacedoemAves do meu Tempo! - Há um ano

O condor da Califórnia

Célia MacedoemAves do meu Tempo! - Há um ano
Condor da Califórnia O condor da Califórnia ou condor californiano (Gymnogyps californianus) é uma ave da família Cathartidae. É nativo da América do Norte, sendo actualmente encontrado somente na região do Grand Canyon e das montanhas do oeste da Califórnia, nos Estados Unidos, e ao norte da Baixa Califórnia, no México. Apesar de outros membros fósseis serem conhecidos, é a única espécie sobrevivente do género Gymnogyps. A maior parte de sua plumagem é uniformemente negra, excepção feita apenas às manchas brancas situadas na parte inferior das asas. A cabeça, desprovida de penas, n... mais »

Solte os bichos...Denuncie

Célia MacedoemAves do meu Tempo! - Há um ano
*Tráfico de animais silvestres denuncie Sua denuncia é a defesa deles denuncie ligue para linha verde:0800 618080* ** *http://avesdopara.blogspot.com.br/2012_04_01_archive.html*

Ciclo de vida

Célia MacedoemAves do meu Tempo! - Há um ano
UM NINHO COMEÇANDO SEU CICLO DE PRODUÇÃO.ALGO QUE ENCANTA A QUEM SABE DÁ VALOR A NATUREZA.

Calau

Célia MacedoemAves do meu Tempo! - Há um ano
Foto: Wikipédia *Calau* O calau é uma ave da Ásia caracterizada por possuir uma espécie de “capacete” em cima do seu bico, por isto o nome em inglês “hornbill” (chifre de bico). O objetivo deste "capacete" é para facilitar a produção dos ninhos, para capturar presas e também na luta com outros animais. Outra característica marcante no animal é vista no processo da construção do ninho. Ao encontrar uma árvore, a fêmea fecha a sua entrada com lama. O macho a ajuda neste processo colocando mais alguns objetos da mata para selar o ninho. Após isto, a fêmea consegue ficar apena... mais »

Asas na liberdade

Célia MacedoemAves do meu Tempo! - Há um ano
*Liberdade* de pensamentos impuros, de sentimentos insanos, de gestos mesquinhos. *Liberdade* para agir em prol de um bem maior. * Liberdade* para se desapegar do ego e da vaidade. * Liberdade* de nossos ‘fantasmas’, traumas, descrenças, desesperança * Liberdade* para nossos próprios olhos, para assim enxergar que vivemos literalmente num mundo perfeito. E que apesar de todos os males que nós, seres humanos, insistimos em causar, ainda dá tempo de reverter, de melhorar. Basta percebermos que pensar individualmente não leva a nada. Não gera benefício para o todo. E o mundo preci... mais »

Tecelões Mascarados

Mary Cely = Célia MacedoemAves do meu Tempo! - Há um ano
* * [image: Ninhos de Pássaros] *Tecelões Mascarados (Ploceus velatus) ::: A arte de fazer ninho * Um estudo desenvolvido por cientistas das universidades de Edinburgh, St Andrews e Glasgow, na Inglaterra, concluíram que os pássaros não nascem sabendo construir ninhos, e sim adquirem habilidades com experiências no decorrer na sua vida. Foram observados Tecelões-Mascarados do Sul (Ploceus velatus), pássaros que habitam Botsuana (África), sendo constatado que estas aves constroem ninhos de gramas durante a estação do acasalamento, porém esses ninhos têm diferentes técnicas de cons... mais »

Tucano-toco (Ramphastos toco)

Mary Cely = Célia MacedoemAves do meu Tempo! - Há um ano
http://parrotpapagaios.blogspot.com/ Fonte da Imagem

Pica -Paus

Mary Cely = Célia MacedoemAves do meu Tempo! - Há um ano
** Pica-Paus O pica-pau é uma ave da ordem Piciformes, família Picidae, de tamanho pequeno a médio com penas coloridas e na maioria dos machos com uma crista vermelha. Vivem em bosques onde fazem seus ninhos abrindo uma cavidade nos troncos das árvores. Alimentam-se principalmente de larvas de insetos que estão dentro dos troncos de árvores, alargando a cavidade onde se encontram as larvas com seu poderoso bico e introduzindo sua língua longa e umedecida pelas glândulas salivares. Os ninhos são escavados em troncos de árvores o mais alto possível para proteção contra predadores... mais »

Papagaio anacã

Mary Cely = Célia MacedoemAves do meu Tempo! - Há um ano
Nome Popular: Papagaio anacã Nome em inglês: Red fan parrot Nome Científico: Deroptyus accipitrinus Peso: 200 a 300g Tamanho: 35 cm Expectativa de Vida: Podem atingir até 60 anos *Alimentação:* Na natureza, alimentam-se de castanhas, frutas silvestres e sementes (principalmente de leguminosas). Em cativeiro são oferecidos, além da ração comercial, frutos, sementes e vegetais. *Reprodução:* Em média, botam de 2 que são chocados por 24 a 29 dias. *Distribuição Geográfica:* Sua área de ocorrência inclui as Guianas, norte do Brasil, sul da Venezuela, sudeste da C... mais »

Aves do Meu Tempo 2º Pagina

Aves do Meu Tempo 2º Pagina

Cacatua de Crista Amarela

Célia MacedoemAves do meu Tempo! - Há 6 meses
Nome no BrasilCacatua de Crista Amarela Nome em inglêsSulphur-crested Cockatoo Nome científicoCacatua galerita País de origemAustrália Descrição Sua plumagem é branca, destacando-se a crista de cor amarelada. As pernas, bico e olhos são pretos. Uma das características mais marcantes é sua exuberante crista que é erguida ou abaixada quando a ave está excitada ou alarmada. Comprimento: 35 cm Expectativa de vida: 70 anos Características Esta ave é inteligente e curiosa. Como todas as cacatuas é bastante barulhenta e grita enquanto voa. É um pássaro roedor de madeira e seu bico ... mais »

Aves do Pantanal

Célia MacedoemAves do meu Tempo! - Há 6 meses
O que mais irradia exuberância são as aves em geral, encontradas por toda parte sempre em bandos numerosos, nas baías e corixos, nos ninhais ou em grandes armações de vôo. As aves são os animais que apresentam temperatura corporal mais elevada, mantida pela rápida circulação de seu sangue e por sua cobertura de penas que funciona como revestimento isolante, que é uma substância de que é composta a ceratina. O mesmo material córneo que forma as escamas dos répteis e as nossas unhas. As características que distinguem as aves dos outros animais estão quase sempr... mais »

Ave rara da Amazônia

Célia MacedoemAves do meu Tempo! - Há 6 meses
Ave rara da Amazônia é redescoberta depois de 45 anos e reforça a necessidade de se criar uma unidade de conservação no Pará. Campinas - Após 45 anos sem registros científicos, uma ave da Amazônia foi novamente localizada, fotografada e capturada pelos ornitólogos Fábio Olmos e José Fernando Pachedo, durante um levantamento realizado ao longo da rodovia Cuiabá-Santarém, no Pará. A ave havia sido coletada uma única vez, em 1957, no rio Cururu, no sudoeste do estado, pelo famoso ornitólogo Helmut Sick, autor de livros básicos sobre aves brasileiras. Recebeu o nome comum de d... mais »

Guarás

Célia MacedoemAves do meu Tempo! - Há 7 meses
Floresta dos Guarás – Maranhão – Brasil O litoral maranhense é o segundo mais extenso do Brasil. É caracterizado por ser bastante recortado, com inúmeras baías, ilhas, pontas e foz de rios, o que proporciona a proliferação de manguezais. As áreas de mangue possuem características bem definidas, como: solo lamoso pobre em oxigênio, mas muito rico em nutrientes; predomínio de vegetais halófilos e presença de grande biodiversidade. Além disso, é considerado um dos ecossistemas mais férteis e diversificados do Planeta. Com todos ess... mais »

Recomeçando

Célia MacedoemAves do meu Tempo! - Há 7 meses

Boas Festas Feliz Natal

Célia MacedoemAves do meu Tempo! - Há 7 meses
* * * * * * * * * * * * * * *Grata a você que passou o ano de 2012 sempre me visitando.* *Desejo a todos um Feliz Natal.* *E que o ano que se inicia venha com energias positivas trazendo muita Paz,Alegrias ,Felicidade e Amor.* *Desejo a cada um de vocês a melhor porção que Deus sempre proporciona a seus filhos* * * * * * * * * *Célia Macedo*

pintor verdadeiro

Célia MacedoemAves do meu Tempo! - Há 7 meses
* * * ** ** **Um nordestino ameaçado de extinção* O Pintor-verdadeiro, uma das mais belas aves da fauna do Nordeste, encontra-se na lista vermelha das aves ameaçadas de extinção. Também conhecido como pintor, sete-cores-do-nordeste e saíra-pintor, é uma ave passeriforme da família Thraupidae. Sendo uma das aves mais procuradas por criadouros ilegais devido à sua beleza. Sua alimentação é composta de frutos, brotos, insetos e pequenos vermes. Essa grande procura fez com que seu nome fosse parar na lista internacional de aves ameaçadas de extinção da União Internacional para a Conservaç...mais »

Quetzal resplandecente

Célia MacedoemAves do meu Tempo! - Há 7 meses
Típica da América Central. O quetzal-resplandecente tem o tamanho médio de 36 cm, com a cauda soma um total de 60cm. É uma ave de vida solitária e se alimenta de frutos e insetos. Seu habitat são as florestas do México e da Guatemala. Os antigos povos da Mesoamérica – Maias e Astecas – prestavam culto ao quetzal como ave sagrada e hoje em dia é a ave nacional do Guatemala. http://www.clubedascalopsitas.com.br/forum/index.php?/topic/9386-curiosidades-aves-exoticas-e-estranhas/

Hoopoe

Célia MacedoemAves do meu Tempo! - Há 7 meses
Da região da África, Europa e Ásia, e conhecida como ave nacional de Israel, a Hoopoe (Upupa epops). Essa ave é conhecida pelo seu vôo semelhante ao de uma borboleta. Possui técnica defensiva desagradável através de uma glândula proximo do ânus, que produz uma substância com odor fétido. Esse é o famoso fedidinho rs http://www.clubedascalopsitas.com.br/forum/index.php?/topic/9386-curiosidades-aves-exoticas-e-estranhas/

Jacu cigano

Célia MacedoemAves do meu Tempo! - Há 7 meses
Essa ave é nativo da América do Sul e no Brasil pode ser encontrado nas zonas pantanosas e alagadas das bacias hidrográficas da Amazônia. O nome científico é Opisthocomus hoazin, mas é conhecido como cigana.Essa ave não voa, mas pode ser explicada pela dimensão relativamente grande de seu papo que perturba a distribuição muscular dos músculos responsáveis pelo voo. De estatura mediana que varia de 60 a 66 centimentros http://www.clubedascalopsitas.com.br/forum/index.php?/topic/9386-curiosidades-aves-exoticas-e-estranhas/

Cisnes

Célia MacedoemAves do meu Tempo! - Há 7 meses
Espécies de cisnes Cygnus Cisne-negro (Cygnus atratus) Cisne-branco (Cygnus olor) Cisne-de-bewick (Cygnus bewickii) Cisne-de-pescoço-preto (Cygnus melanocorypha) Cisne-pequeno (Cygnus columbianus) Cisne-trombeteiro (Cygnus buccinator) Apororoca (Coscoroba coscoroba) Cisne branco (Cygnus olor) Cisnes É uma espécie de Cisne nativa da Eurásia. É uma ave não migratória, mas foi introduzida na América e noutras regiões como animal ornamental de jardins. Cisne-negro (Cygnus atratus) É uma ave aquática australiana, oficial do estado da Austrália Ocidental. Pertence à família Anatidae, ... mais »

Aves Migratorias

Célia MacedoemAves do meu Tempo! - Há 8 meses
* * * ** ** ** **E *muitos deles voam em bando, este é um costume da maioria das aves, especialmente as aves migratórias, ou seja, são aves que realizam migração, vão de um local a outro em determinada época do ano, geralmente em busca de alimento, devido ao clima ou no período de reprodução. Em geral, migram em busca de melhores condições de vida! Interessante, não é? Voar em bando é um modo organizado das aves migratórias gastarem menos energia e conseguirem chegar a distâncias maiores. Dessa maneira, elas se organizam e voam também em forma de “V”, a fim de, um indivíduo do bando... mais »

Harpia

Célia MacedoemAves do meu Tempo! - Há 8 meses
*Ficha da Harpia* Tamanho: 90 cm – 100 cm Comprimento: 1m80 – 2m 10 Peso: 8Kg – 9 Kg Tempo Médio de Vida: 40 anos É uma das grandes aves de rapina florestal da América do Sul. O seu habitat estende-se do Sul do México até ao Norte da Argentina. As penas negras com as extremidades brancas por cima da sua cabeça e os seus olhos pretos dão-lhes um ar feroz. As suas patas são curtas e robustas e possui dedos muito poderosos com garras encurvadas e longas que permitem-lhe dominar os mamíferos que não conseguiu matar no primeiro impacto. As Harpias são predadores extremamente ef... mais »

O Amarelinho da Amazônia

Célia MacedoemAves do meu Tempo! - Há 8 meses
1. O Amarelinho da Amazônia é uma ave do grupo dos passeriformes. É encontrado na América do sul, inclusive no Brasil. Apesar do nome, o Amarelinho da Amazônia não é totalmente amarelo, tem marrom, cinza e preto. Assemelha-se a um Bem Te Vi. O Amarelinho da ,Amazônia se alimenta de frutas e insetos. Usa a fuga para se defender de predadores, como aves de rapina. Fonte.http://otempovida.blogspot.com.br/

Conheça o Tiê Sangue

Célia MacedoemAves do meu Tempo! - Há 9 meses
O Tiê Sangue é um Réptil (Ave) do Grupo dos Passeriformes. É Encontrado Somente no Brasil. O Macho tem as cores vermelho, preto, cinza e branco pelo corpo. A Fêmea tem a cor marrom na maior parte do corpo. O Tiê Sangue se alimenta de frutas e insetos. Usa A fuga para se defender de predadores, como aves de rapina, cobras e felinos. http://tudadaamazonia.blogspot.com.br/2012/05/conheca-o-tie-sangue.html

Batuíra de Coleira

Célia MacedoemAves do meu Tempo! - Há 9 meses
*A* Batuíra de Coleira Dupla é um Réptil (Ave) do Grupo dos Charadriiformes. É encontrada na Antártida e na América do Sul, inclusive no Brasil. Tem várias cores pelo corpo, como marrom, cinza, preto e branco. Alimenta-se de pequenos animais, como peixes e crustáceos. A Batuíra de Coleira Dupla vive próxima ao Oceano. Migra para outras regiões durante o inverno. http://tudadaamazonia.blogspot.com.br/2012/04/conheca-o-batuira-de-coleira-dupla.html

Aves Exóticas: Coisas para Considerar Antes de Obter Uma

Célia MacedoemAves do meu Tempo! - Há 11 meses
Aves ExóticasAs aves exóticas são grandes companheiras, estas aves são especiais e a vida se torna muito mais divertido quando se vive na presença dessas aves. 1) Custo: A gama de aves exóticas de estimação são muitas e geralmente o preço para adquirir uma ave por meios legais é bastante elevado. O fator de outros custos associados com seu pássaro de gaiola inclui alimentos, brinquedos, contas do veterinário, vitaminas e outros produtos de bem-estar. Considerando esses fatores de custo, você deve planejar com antecedência e fazer um orçamento, considerando todos esses fatores de cu... mais »

Aves exóticas

Célia MacedoemAves do meu Tempo! - Há 11 meses
Aves ExóticasAs aves exóticas são grandes companheiras, estas aves são especiais e a vida se torna muito mais divertido quando se vive na presença dessas aves. Cuidados Dependendo do tipo de ave, por exemplo, as aves de estimação podem viver uma vida muito longa e facilmente tornar-se parte integrante da nossa vida. *http://animais.culturamix.com/informacoes/aves/passaros-exoticos*

Aves Ornamentais

Célia MacedoemAves do meu Tempo! - Há 11 meses
*Fabiana Matos* As aves estão entre os primeiros animais domesticados do mundo. Mesmo antes de estabelecer-se em povoados o homem tornou-se amigo das aves. A principio, esses pequenos animais, foram as fontes de alimento e sobrevivência. Tempos depois, a beleza do seu canto e de suas cores fez com que conquistassem seu lugar dentre as criaturas que o homem aprecia ter em casa. As aves exóticas, com seu canto ornamental, faziam parte das grandes civilizações. Segundo conta a história, desde aproximadamente o ano de 4.000 a. C. os reis e a nobreza do Egito capturavam e engaiolavam pás... mais »

Tuim

Célia MacedoemAves do meu Tempo! - Há 11 meses
*Um pássaro que adora um banho de chuva* O Tuim é um periquito natural da América Latina, com seis espécies brasileiras. É bonito, manso e pode ser criado em pequenos ambientes. É um exemplo de convivência harmoniosa. São pássaros dóceis, limpos e de um bonito colorido. O casal desta espécie tem um hábito que demonstra extremo carinho: o de ficar roçando um as penas do outro. Ele emite um chiado agradável, com um som semelhante a "tuim, tuim". Mas o que eles mais gostam e se divertem bastante é o banho de chuva. Eles demonstram alegria, cantando e arrepiando as penas. Mas banhos des... mais »

Aves do Meu Tempo..

O menino e o falcão

Célia MacedoemAves do meu Tempo! - Há 2 semanas
Era uma vez um menino. Quando o menino tinha 6 anos, ganhou do pai um falcão para treinar. Falcões são aves de rapina, para matar pássaros, o pai lhe dissera, os Caçadores do céu. O falcão não gostava do menino, e o menino não gostava dele. Tinha um bico afiado que o deixava nervoso, e aqueles olhos brilhantes que sempre pareciam observá-lo. Sempre avançava nele com o bico e as garras quando ele se aproximava: durante várias semanas, o menino ficou com os pulsos e as mãos sangrando. Ele não sabia, mas o pai havia selecionado um falcãp que habitara o mundo selvagem por mais de um... mais »

Loris

Célia MacedoemAves do meu Tempo! - Há 3 semanas
* * * * *Nome Popular: Loris Bailarino* *Científico: Lorius Lory* * * *Nome Popular: Loris Borneo* *Científico: Eos Bornea*

Turaco Violeta

Célia MacedoemAves do meu Tempo! - Há 3 semanas
Nome Popular: Turaco Violeta Científico: Musophaga violacea Ordem: Cuculiformes Família: Musophagidae Nome popular: Turaco violeta Nome inglês: Violet turaco Nome científico: Musophaga violacea Distribuição geográfica: África Habitat Florestas densas, savanas e próximo a regiões urbanas Hábitos alimentares: Frugívoro Reprodução: Postura de dois ovos, incubação de 26 dias Período de vida: Aproximadamente 10 anos O nome Turaco violeta (Musophaga violacea), foi dado devido à coloração de sua plumagem azul olivácea, com exceção das extremidades das penas das asas e da cabeça possuir c... mais »

African Crowned Eagle:

Célia MacedoemAves do meu Tempo! - Há 4 semanas
Encontrados nas florestas tropicais da África tropical, medem cerca de 90 cms de comprimento e tem uma envergadura de 2 metros. No entanto, sabe-se que pode caçar animais de até 35 kgs! Esta águia poderosa e agressiva é conhecida pelos africanos como "o leopardo do ar". É a sua principal arma são suas garras mortais, que são fortes o suficiente para esmagar o crânio de um macaco (sua presa favorita), matando-a instantaneamente e, por vezes, fazendo os olhos saltarem das órbitas! Nem mesmo um macaco maior como o mandril, esta seguro do ataque da Águia Coroada, embora normalmente s... mais »

Você sabe por que os pinguins não voam?

Célia MacedoemAves do meu Tempo! - Há 4 semanas
Percorrer longas distâncias no gelo ou fugir de predadores seriam tarefas mais simples para os pinguins se eles pudessem voar, mas o resutado de milhões de anos de evolução mostra que, de alguma maneira, é melhor para eles nadar ou andar mesmo. Por quê? De acordo com uma das teorias mais aceitas sobre o tema, os ancestrais dos pinguins eram capazes de voar, mas havia mais alimentos debaixo d’água, e os melhores nadadores se sobressaíram na escala evolutiva – tornando o voo uma habilidade menos vantajosa. Um estudo recente dá força a essa teoria. Existe um pássaro conhecido c... mais »

Takahe

Célia MacedoemAves do meu Tempo! - Há um mês
A presença humana em ilhas do Oceano Pacífico pode ter levado à extinção de cerca de mil espécies de aves não voadoras, aponta um estudo publicado nesta segunda-feira (25) pela revista "PNAS", da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos. saiba mais Embrapa estuda clonar animal brasileiro ameaçado de extinção Pesquisadores esperam 'reviver' rã extinta há 30 anos com clonagem A pesquisa analisou fósseis e dados de 41 ilhas no Pacífico para chegar ao resultado. Dois terços das populações de aves das ilhas do Havaí, Fiji e Samoa, entre outros arquipélagos, foram extintas no perí... mais »

Eider Somateria mollissima

Célia MacedoemAves do meu Tempo! - Há 2 meses
Identificação Este pato de grande dimensão caracteriza-se pelo seu seu pescoço curto e pelo bico cuneiforme. O macho, com a plumagem preta e branca, é fácil de identificar, a fêmea é acastanhada com listas escuras no dorso e nos flancos. http://www.avesdeportugal.info/sommol.html

Cisne -Mudo

Célia MacedoemAves do meu Tempo! - Há 2 meses
*As observações desta espécie encontram-se sujeitas a homologação pelo Comité Português de Raridades.* * **Identificação* *Muito grande, totalmente branco, com um longo pescoço geralmente em forma de S. O bico é alaranjado, * *com uma protuberância preta.* *Apenas se pode confundir com o cisne-bravo e com o cisne-pequeno, ambos muito raros em Portugal.* Até final de 2010 foram homologadas 18 observações deste cisne: 2000, 23-Mar, estuário do Tejo, CC Moore (Anuário 1) 2000, 18-Nov, Barrinha de Mira, F Almeida, J Manuel (Anuário 1) 2002, 27-Mar, 3-Nov e 28-Dez, estuário do Tejo,... mais »

Gralha-calva

Célia MacedoemAves do meu Tempo! - Há 2 meses
*Identificação* Tamanho semelhante a uma gralha-preta, distinguindo-se desta espécie pelo bico esbranquiçado e pela ausência de penas na base deste. As vocalizações também são um pouco diferentes. As observações desta espécie encontram-se sujeitas a homologação pelo Comité Português de Raridades desde 1995. Desde essa data não foi homologada qualquer observação. Conhece-se, contudo, uma observação

andorinhas-do-mar-inca,

Célia MacedoemAves do meu Tempo! - Há 2 meses
* ** ** ** * * ** ** **Os visitantes do Oceanário de Lisboa podem observar dois novos moradores do habitat do Antárctico: duas andorinhas-do-mar-inca, reproduzidas em cativeiro. É a primeira vez que o Oceanário tem sucesso na reprodução destas aves raras, com estatuto de conservação "quase ameaçado". O desenvolvimento dos pintos foi acompanhado desde o nascimento, em Julho, pela equipa de biologia, que não precisou de intervir. As andorinha-do-mar-inca, aves migradoras endémicas das costas influenciadas pela corrente do Peru, chegaram ao Oceanário em 1999, vindos do zoo de Oregon, n... mais »

jaó-do-sul

Célia MacedoemAves do meu Tempo! - Há 2 meses
*Pesquisadores que identificam aves remanescentes da Mata Atlântica fizeram recentemente um dos mais consistentes registros já realizados no País do pássaro jaó-do-sul, numa reserva particular próxima a Linhares, no Espírito Santo. A espécie, ameaçada de extinção, foi flagrada na mata fechada pelo projeto Distribuição de Aves no Corredor Central da Mata Atlântica.* * * *No vídeo que está disponível na internet é possível observar o ruído emitido pela ave para atrair fêmeas e constituir um novo ninho. Responsável pelas imagens, o fotógrafo Gustavo Magnago diz que foi preciso abri... mais »

Aves em extinção

Célia MacedoemAves do meu Tempo! - Há 2 meses
*Definindo extinção:* Sei que deve saber, mas a infeliz da extinção é quando não sobra nenhum da espécie pra contar a história. Não importa se é planta, pássaro, crustáceo ou até uma pedra preciosa, se foi o último indivíduo da espécie a morrer, quebrar, virar cinzas, pronto… Mais um extinto do Universo. Nós seres humanos também seremos extintos um se dia se continuarmos a tratar do nosso planeta da forma ridícula como tratamos hoje. Falando dos animais, principalmente aqui no Brasil, que é o tema desseartigo, são 17 ao todo o número dos que estão correndo perigo de sumirem do mapa... mais »

Espécies em extinção

Célia MacedoemAves do meu Tempo! - Há 3 meses
No Brasil algumas estimativas indicam que mais de 300 espécies estão ameaçadas de extinção. O homem colabora com a extinção dos animais através da caça indiscriminada, da alteração do meio ambiente por desmatamentos e principalmente pelo tráfico de animais silvestres, que é responsável pelo desaparecimento de milhões de espécies da fauna brasileira. A destruição do meio ambiente pelo homem é a causa mais provável da extinção da espécie. A poluição, a destruição da camada de ozônio e das florestas, entre outras atrocidades ambientais, estão esquentando a Terra. E isso p... mais »

Peitica

Célia MacedoemAves do meu Tempo! - Há 3 meses
A peitica-de-chapéu-preto (Griseotyrannus aurantioatrocristatus) é uma espécie de ave da família Tyrannidae. A espécie estava anteriormente classificada no género Empidonomus com a peitica, mas é agora considerada como espécie monotípica no género Griseotyrannus. Pode ser encontrada nos seguintes países: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Os seus habitats naturais são: florestas secas tropicais ou subtropicais e florestas subtropicais ou tropicais húmidas de baixa altitude Imagens web

Waldrapp

Célia MacedoemAves do meu Tempo! - Há 3 meses
Uma das espécies mais ameaçadas terra rara é sem dúvida o Waldrapp, também conhecido como o ibis norte careca, uma ave de migração habitando lugares áridos e rochosos. Diz-se que há apenas cerca de 500 em Marrocos e 10 na Síria, como nos anos passados, mas se espalhou por todo o Oriente Médio, África do Norte e até mesmo a Europa , aparentemente envenenamento excesso de caça perda de habitat e alimento pesticidas reduziu suas colônias até o fim .. Ao contrário de ibis, essas criaturas têm um preto brilhante com o bronze iridescente, verde e violeta. Seu rosto não tem ... mais »

Poemas avelinas

Célia MacedoemAves do meu Tempo! - Há 4 meses
ARARA-CANINDÉ Saborear os ares, E voar aos pares, Além do até. Nas palmeiras, os lares, E reproduzir aos milhares, Além da fé. A arara é linda, Arara-canindé! Lalau e Laurabeatriz Ararinha Azul Em tuas asas quero voar, seguir caminhos bonitos, ver o sol de perto, ficar de braços abertos, ir de norte a sul. Leva-me em suas lindas penas, e no ar... só nós dois apenas, minha doce Ararinha Azul. Mário Pires. http://lplimoli.blogspot.com.br/

FLAMINGOS

Célia MacedoemAves do meu Tempo! - Há 4 meses
Conheça melhor o flamingo, uma ave resistente à água corrosiva Texto: Ludmilla Balduino • Fotos: Shutterstock Quer garantir a animação de sua festa? Convide uma turma de flamingos. Eles adoram dançar e fazer gritaria, pois se comunicam por movimentos e sons. Na época do namoro, machos e fêmeas fazem uma dança engraçada, andando juntos, movendo a cabeça de lado e gritando. Quando o bico de um macho encontra o de uma fêmea, os dois começam a namorar e passam a vida juntos. O casal faz um ninho com lama, galhos e folhas e se reveza para chocar o ovo. Cuidando do filhote Ap... mais »

Pomba da Antartida

Célia MacedoemAves do meu Tempo! - Há 5 meses
Sozinha sobre o gelo O continente antártico é completamente desolado: nada de vegetação, praticamente nenhum inseto ou outros animais terrestres. As aves que aí vivem, como os pingüins, têm o mar como fonte de alimento. A pomba da antártida (ou bico em bainha, como também é chamada) é uma ave terrestre, sem pés palmados, que encontra seu alimento na praia: algas, peixes mortos, carniça e mariscos que arranca das pedras. Na época de reprodução dos pinguins, essa pomba lhes rouba os ovos, restos de comida e até excrementos. É uma ave toda branca, pouco maior que um pombo. Seu b... mais »

Pardal-Alpino : Montifringilla nivalis

Célia MacedoemAves do meu Tempo! - Há 5 meses
Habitat: Encostas rochosas nas montanhas. Residente nos Pirenéus, Alpes, montanhas da Itália e da Ex-Jugoslávia, em grande parte a grandes altitudes durante todo o ano. Características: Tipo tentilhão/ Tipo pardal, cauda média e chanfrada e de bico curto e atarracado. Só pode confundir-se com a ferreirinha-alpina e com a escrevedeira das neves Cor: coroa cinzenta; dorso malhado de castanho e preto, mancha branca notória nas asas com primárias pretas; garganta preta; peito e abdómen cinzento-claros; cauda castanha e branca; patas de comprimento médio. No Inverno, bico amarelo e... mais »

Nome Vulgar: Quebra - ossos Nome Científico: Gypaetus barbatus

Célia MacedoemAves do meu Tempo! - Há 5 meses
Nome Vulgar: Quebra - ossos Nome Científico: Gypaetus barbatus Habitat: Montanha. Raro (100 casais) nos Pirenéus, Sardenha, Grécia e Creta Características: Tipo ave de rapina. Bico enganchado; patas curtas; cauda comprida e cuneiforme em vez de quadrada; as asas são compridas e pontiagudas. Cor: coroa creme com preto do olho ao bigode; dorso preto; peito dourado; garganta dourada; abdómen dourado; bico castanho claro; patas castanho-claras; cauda preta.Dimensões: Comprimento: 110-115 cm Comportamento: É solitário. Voo laborioso, eleva-se em alturas, plana. 
Alimenta-se de ... mais »